Os alunos das sextas séries A, B e C fizeram uma “caça aos microorganismos” durante as aulas de Ciências. Microorganismo é o nome dado a todos os organismos compostos por uma única célula e que não podem ser vistos a olho nu, sendo visíveis apenas com o auxílio de um microscópio, como, por exemplo, bactérias e fungos unicelulares. Para entender como o experimento foi realizado, leia a anotação das alunas Gabriela Barbour e Giovana Bertolucci, da 6ª série B: “Na aula de Ciências tivemos uma experiência: a professora colocou em potes de plástico, com tampa, uma substância, feita com caldo de carne, água, gelatina incolor e açúcar. Nessa substância, a Karol (componente do grupo) pegou um cotonete e passou dentro da boca do Matheus (componente do grupo) e com esse mesmo cotonete, passou em formato de zig zag no pote com a substância gelatinosa. Isso tudo é porque, depois de um tempo, veremos naqueles potes as placas de bactérias que pode conter ali (da boca do Matheus), pois, não podemos ver as bactérias a olho nu e no pote as bactérias vão se reproduzir e serão muitas bactérias juntas e assim vão ficar visíveis.”
Os potes de plásticos com uma substância gelatinosa mencionados pelas alunas são os meios de cultura (material nutriente preparado para o crescimento de microorganismo).
Além da boca, os microorganismos foram coletados em outros quatro lugares: chão, descarga do vaso sanitário, moeda e entre os dedos dos pés.
joao
24/08/2012
eu e minha turma tbm fizemos isso e foi super legal
Marcos da Silva
09/09/2013
Gostaria apenas de fazer uma correção na definição de micro-organismos…. Este termo é utilizado para organismos microscópicos formados por uma (unicelulares) ou mais células (pluricelulares), como é o caso de muitos fungos filamentosos que não são visíveis a olho nú. Com exceção quando estão na fase reprodutiva, onde podemos visualizar os cogumelos (chamados de corpo de frutificação), ou mesmo porções enegrecidas, esverdeadas, ou de outra cor, quando estão se desenvolvendo em frutas, no pão, ou outros alimentos.
Maria Aparecida Ferreira Oville Pereira
15/09/2013
Achei super interessante gostaria de sugestões, para trabalhar com os alunos do fundamental l