Dia do Sorvete

Posted on 23/09/2011 por

0


Para comemorar o início da primavera e o aumento gradual da temperatura, o Brasil comemora hoje (23 de setembro) o Dia do Sorvete.

Como muitas coisas na história da gastronomia, as versões para o surgimento do sorvete são diversas e controversas, cercadas de lendas.

Uma delas é que o primeiro relato de sorvete teria sido registrado na China 3.000 anos atrás. Os chineses misturavam a neve a uma pasta de leite, como as raspadinhas ainda hoje comuns nos bairros e no interior do Brasil.

Outra é que o imperador Nero, de Roma, mandava escravos buscar neve nas montanhas para misturá-la a sucos, mel e polpa de frutas.

No início do século 14, na volta da viagem ao Oriente, Marco Polo teria trazido uma receita para fazer sorvetes de água, muito parecidos com os sorvetes de massa dos dias de hoje.

A chegada do sorvete à França é atribuída a Catarina de Médicis. A primeira sorveteria do mundo surgiu em 1660, em Paris. De lá, o gelado foi para Londres e, com os colonizadores britânicos, chegou aos EUA.

No Brasil, um dos primeiros registros do sorvete é de 1835, com a vinda de um navio mercante americano ao Rio de Janeiro trazendo 270 toneladas de gelo. Dois comerciantes compraram o carregamento e passaram a vender sorvetes de frutas.

Antigamente, como não havia como conservar o produto gelado, os sorveteiros anunciavam com antecedência o dia e hora certos de comprá-lo.

Embora os EUA sejam os maiores produtores e consumidores de sorvete do mundo –e tenham inventado combinações como o sundae (que no começo só era vendido aos domingos, daí o nome), a banana split, o ice cream soda e o milk-shake–, os italianos têm fama de fazer os melhores do mundo.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/comida/979537-brasil-comemora-hoje-o-dia-do-sorvete.shtml

 

 

 

 

 

 

Posted in: Curiosidade