Normas

Normas Regimentais e de Convivência

A escola é um espaço em que se exerce a cidadania e por isso é importante que todos conheçam os seus direitos e deveres fundamentais enquanto pessoas, afim de que possamos criar entre nós um ambiente saudável e de respeito mútuo. Só assim construiremos, de fato, a verdadeira comunidade.

“Tolerar que o aluno viva sem disciplina, deixá-lo que cresça com seus defeitos e permitir-lhe que faça o que lhe apraz não é amá-lo nem respeitá-lo.” (Marcelino Champagnat)

 1. Entrada dos Alunos:

A entrada dos alunos é feita pelo portão lateral. O portão será fechado às 7h (período da manhã) e às 13h (período da tarde). Após este horário o aluno só entrará acompanhado por seu responsável que deverá preencher o Livro de Atrasos na Secretaria. Em seguida ao registro, o aluno será encaminhado pela Inspetora até a sala de aula.

HORÁRIO
Manhã
6º ano, 7º ano, 8º ano e 9º ano C do E. Fundamental De 2ª a 6ª feira Das 07:00 às 12:20h
Tarde
9º ano A, B e D do E. Fundamental De 2ª a 6ª feira Das 13:00 às 18:20h
1ª, 2ª e 3ª série do E. Médio


1.1. Horário das Aulas:
 A entrada /saída dos alunos é pelo portão da Rua Vera Cruz. A Direção solicita a não permanência dos senhores pais junto ao portão, facilitando a entrada e saída dos alunos. Os veículos de transporte escolar deverão estacionar na Rua Eduardo de Oliveira (Praça) e não mais na frente do portão de entrada/saída, possibilitando assim o embarque e desembarque dos alunos com necessidades especiais.

Arquivos em Microsoft Office Excel para download.

Horário da Manhã (aguarde)

Horário da Tarde (aguarde)

 2. Saída dos Alunos:

Não é permitida a saída do aluno antes do término do período das aulas sem a presença dos pais ou responsáveis e a autorização da Direção/Coordenação. A saída do aluno será registrada na Secretaria mediante apresentação de documentação do responsável.

AS AUTORIZAÇÕES DOS PAIS VIA TELEFONE, NÃO SERÃO ACEITAS. EM SITUAÇÕES EMERGENCIAIS DA ESCOLA, ENTRAREMOS EM CONTATO COM A FAMÍLIA PARA LIBERAÇÃO DO ALUNO.

 3. Durante as Aulas:

Nas trocas de aula o aluno deverá permanecer em sala à espera do Professor.
Os atrasos, durante o período escolar, serão relatados pelo Professor que tomará as devidas providências, registrando na pasta de ocorrências da referida série. Em caso de reincidência, será encaminhado à Direção/Coordenação e os pais serão notificados.
Os alunos não deverão sair da aula, a não ser quando autorizados pelo Professor e com o crachá de AUTORIZAÇÃO DE SAÍDA. Neste caso, o aluno deverá procurar a Inspetora responsável pelo corredor.

IMPORTANTE: Para contato com a Secretaria e/ou Biblioteca, os alunos deverão solicitar à Inspetora responsável pelo corredor.

Horário de Funcionamento da Secretaria: 8h às 16h.

ATENÇÃO: Qualquer solicitação à Secretaria / Biblioteca deverá ser feita com 48 horas de antecedência.

 4. Uniformes:

O uso do uniforme, conforme decisão dos Pais/Responsáveis, registrado em ATA de Reuniões de Pais e Mestres e informado na matrícula e/ou renovação da mesma, é necessário nas aulas e outras atividades da Escola.

Camiseta da escola com calça ou bermuda jeans.

Educação Física: bermuda do agasalho e camiseta da Escola, meia e tênis. Caso o aluno não venha com o uniforme adequado para a prática de Educação Física fará aula teórica na sala.

O uso de bonés ou gorros na Escola não será permitido, devido ao grande número de tumultos (brigas) e/ou brincadeiras durante as aulas e o intervalo.

 5. Material Escolar:

O aluno deve obrigatoriamente trazer sempre o material didático referente às aulas do dia.
O aluno é responsável por seu material, devendo identificá-lo e zelar pela sua conservação, principalmente os LIVROS DIDÁTICOS que deverão ser devolvidos ao término do ano letivo e em caso de desistência ou transferência do aluno.
Não será permitido o uso de materiais alheios às aulas (Celulares, MP3, MP4, Câmeras Fotográficas, Games, etc..). O aluno que não atender a esta norma será advertido verbalmente pelo professor. Em caso de reincidência, o Professor chamará a Inspetora para conduzir o aluno até a Direção/Coordenação que comunicará o fato ao responsável e solicitará a sua presença na Escola para retirada do objeto.

6. Conservação:

Tendo como base a formação do cidadão, é de inteira responsabilidade do aluno o uso adequado e a conservação do prédio e do material que venha a utilizar (carteiras escolares, laboratórios, computadores, quadras, etc…).
Em caso de dano causado por aluno, este será identificado, advertido e seus pais se responsabilizarão pelo conserto.

“A Escola é de todos nós. Zele por ela, orgulhe-se dela. Contribua para que ela seja a melhor, a mais bonita, a mais limpa.”

 7. Conduta:

O aluno deverá conservar-se em atitude de trabalho na sala, adaptando-se às orientações do Professor. Na troca de aula, o aluno deverá permanecer em sala.

Fica vetado consumir alimentos em sala de aula, tais como balas, chicletes, pirulitos, etc.
Nenhum aluno deve se ocupar de outra atividade, além do que é proposto pelo Professor. Os alunos que apresentarem atitudes inadequadas e não cumprirem as tarefas serão conscientizados pelo Professor, que fará o registro na pasta de ocorrências da sala e comunicará o responsável, quando necessário.
Como já mencionado no item 5 (Material Escolar) é vetado aos alunos o uso de materiais alheios às aulas.

7.1. Condutas que afetam o ambiente escolar / faltas disciplinares:

Além das condutas descritas a seguir, também são passíveis de apuração e aplicação de medidas disciplinares as condutas que professores ou a direção escolar considerem incompatíveis com a manutenção de um ambiente escolar sadio ou inapropriadas ao ensino-aprendizagem, sempre considerando, na caracterização da falta, a idade do aluno e a reincidência do ato.

  1. Ausentar-se das aulas ou dos prédios escolares, sem prévia justificativa ou autorização da direção ou dos professores da escola;
  2. Ter acesso, circular ou permanecer em locais restritos do prédio escolar;
  3. Utilizar, sem a devida autorização, computadores, aparelhos de fax, telefones ou outros equipamentos e dispositivos eletrônicos de propriedade da escola;
  4. Utilizar, em salas de aula ou demais locais de aprendizado escolar, equipamentos eletrônicos como telefones celulares, pagers, jogos portáteis, tocadores de música ou outros dispositivos de comunicação e entretenimento que perturbem o ambiente escolar ou prejudiquem o aprendizado;
  5. Ocupar-se, durante a aula, de qualquer atividade que lhe seja alheia;
  6. Comportar-se de maneira a perturbar o processo educativo, como, por exemplo, fazendo barulho excessivo em classe, na biblioteca ou nos corredores da escola;
  7. Desrespeitar, desacatar ou afrontar diretores, professores, funcionários ou colaboradores da escola;
  8. Fumar cigarros, charutos ou cachimbos dentro da escola;
  9. Comparecer à escola sob efeito de substâncias nocivas à saúde e à convivência social;
  10. Expor ou distribuir materiais dentro do estabelecimento escolar que violem as normas ou políticas oficialmente definidas pela Secretaria Estadual da Educação ou pela escola;
  11. Exibir ou distribuir textos, literatura ou materiais difamatórios, racistas ou preconceituosos, incluindo a exibição dos referidos materiais na internet;
  12. Violar as políticas adotadas pela Secretaria Estadual da Educação no tocante ao uso da internet na escola, acessando-a, por exemplo, para violação de segurança ou privacidade, ou para acesso a conteúdo não permitido ou inadequado para a idade e formação dos alunos;
  13. Danificar ou adulterar registros e documentos escolares, através de qualquer método, inclusive o uso de computadores ou outros meios eletrônicos;
  14. Incorrer nas seguintes fraudes ou práticas ilícitas nas atividades escolares:
  15.  Comprar, vender, furtar, transportar ou distribuir conteúdos totais ou parciais de provas a serem realizadas ou suas respostas corretas;
  16. Substituir ou ser substituído por outro aluno na realização de provas ou avaliações;
  17. Substituir seu nome ou demais dados pessoais quando realizar provas ou avaliações escolares;
  18. Plagiar, ou seja, apropriar-se do trabalho de outro e utilizá-lo como se fosse seu, sem dar o devido crédito e fazer menção ao autor, como no caso de cópia de trabalhos de outros alunos ou de conteúdos divulgados pela internet ou por qualquer outra fonte de conhecimento.
  19. Danificar ou destruir equipamentos, materiais ou instalações escolares; escrever, rabiscar ou produzir marcas em qualquer parede, vidraça, porta ou quadra de esportes dos edifícios escolares;
  20. Intimidar o ambiente escolar com bomba ou ameaça de bomba;
  21. Ativar injustificadamente alarmes de incêndio ou qualquer outro dispositivo de segurança da escola;
  22. Empregar gestos ou expressões verbais que impliquem insultos ou ameaças a terceiros, incluindo hostilidade ou intimidação mediante o uso de apelidos racistas ou preconceituosos;
  23. Emitir comentários ou insinuações de conotação sexual agressiva ou desrespeitosa, ou apresentar qualquer conduta de natureza sexualmente ofensiva;
  24. Estimular ou envolver-se em brigas, manifestar conduta agressiva ou promover brincadeiras que impliquem risco de ferimentos, mesmo que leves, em qualquer membro da comunidade escolar;
  25. Produzir ou colaborar para o risco de lesões em integrantes da comunidade escolar, resultantes de condutas imprudentes ou da utilização inadequada de objetos cotidianos que podem causar danos físicos, como isqueiros, fivelas de cinto, guarda-chuvas, braceletes etc.;
  26. Comportar-se, no transporte escolar, de modo a representar risco de danos ou lesões ao condutor, aos demais passageiros, ao veículo ou aos passantes, como correr pelos corredores, atirar objetos pelas janelas, balançar o veículo etc.;
  27. Provocar ou forçar contato físico inapropriado ou não desejado dentro do ambiente escolar;
  28. Ameaçar, intimidar ou agredir fisicamente qualquer membro da comunidade escolar;
  29. Participar, estimular ou organizar incidente de violência grupal ou generalizada;
  30. Apropriar-se de objetos que pertencem a outra pessoa, sem a devida autorização ou sob ameaça; ou participar de atos de vandalismo que provoquem dano intencional a equipamentos, materiais e instalações escolares ou a pertences da equipe escolar, estudantes ou terceiros;
  31. Consumir, portar, distribuir ou vender substâncias controladas, bebidas alcoólicas ou outras drogas lícitas ou ilícitas no recinto escolar;
  32. Portar, facilitar o ingresso ou utilizar qualquer tipo de arma, ainda que não seja de fogo, no recinto escolar;
  33. Apresentar qualquer conduta proibida pela legislação brasileira, sobretudo que viole a Constituição Federal, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Código Penal.

 8. Medidas Disciplinares:

O aluno que venha a praticar atos de indisciplina ou esteja em desacordo com as normas escolares estará sujeito às seguintes medidas:
Advertência verbal;
Advertência escrita;
Suspensão*;
Transferência compulsória*.
A medida dependerá da gravidade do ato e, não necessariamente, será aplicada na seqüência anterior.

*Encaminhamento do aluno ao Conselho de Escola, para apreciação do caso

 9. Dispensas e Faltas, Inclusive em Dias de Provas:

O aluno só será dispensado em horário de aula com a presença do responsável na Escola (item 2).
Quando o aluno não fizer alguma prova bimestral, deverá apresentar Atestado Médico ou seu responsável deverá comparecer à Escola para preencher o requerimento na Coordenação, justificando a falta do aluno. Uma nova prova será aplicada pela Coordenação, após análise da justificativa.
Se o aluno perder provas mensais ou trabalhos em classe fica estipulado que isto lhe será cobrado pelo Professor da disciplina pertinente, quando este achar oportuno e, mediante justificativa escrita pelos pais.
Caso o aluno tenha que se ausentar por mais de 10 dias consecutivos, o responsável deverá justificar, por escrito, na Coordenação o mais rápido possível. Atestados médicos deverão ser entregues à Inspetora responsável pelo corredor que, posteriormente encaminhará para a Coordenação (caso necessitem do Regime de Exceção de Estudos – ausências superiores a 15 dias – a Coordenação indicará os procedimentos necessários ao aluno).
Dispensas em Educação Física, por motivo de saúde, só serão aceitas mediante atestado médico, que deverá ser encaminhado ao professor da disciplina.

 10. Avaliação Bimestral:

A avaliação é contínua, diagnóstica e sistemática e o eixo do processo de ensino-aprendizagem. Faz parte da aula do professor e deve ser observada em cada atividade de aprendizagem proposta pelo professor e realizada pelo aluno.

A menção será atribuída com valor numérico inteiro de 0 (zero) a 10 (dez) e formada à partir da observação do professor levando em consideração três instrumentos:

  •  Prova Bimestral (valor 3 pontos) (questões de múltipla escolha elaboradas pelo professor envolvendo todos os componentes curriculares);
  • Prova do Professor (valor 4 pontos) (elaborada pelo professor da sala com questões discursivas baseadas nos conteúdos trabalhados no bimestre);
  • Trabalhos e atividade individuais (valor 3 pontos)

Observação: A partir de março, as atividades de Progressão Parcial para o Ensino Médio serão apostiladas e entregues pela Coordenação aos alunos, que deverão devolvê-las dentro do prazo determinado.

 11. Promoção Final:

O resultado final se dá de acordo com o registro e observação do progresso do aluno durante o ano letivo e não pela soma das notas bimestrais (20 pontos).

 12. Atenção Especial:

Com o grande número de alunos fica impossível a Escola se responsabilizar por dinheiro e outros pertences. Cada um deverá cuidar do que é seu para evitar transtornos maiores.

Para maior segurança, os alunos não deverão permanecer em frente ao portão de entrada/saída para evitar formação de grupos ou aglomerações desnecessárias.

Direção, Coordenação e Professores não resolverão problemas via telefone. Todos estarão a disposição através de prévio agendamento. Quaisquer questões mais urgentes, os responsáveis deverão procurar a Direção e Vice-Direção pessoalmente.

Direitos do Aluno:

1. Fazer perguntas que julgar convenientes para seu melhor esclarecimento, com educação e sem atrapalhar a aula;
2. Ser ouvido em suas reivindicações e sugestões por quem de direito e, se for problema da classe, que haja consenso;
3. Utilizar-se, sempre que possível, das instalações e dependências da Escola, de forma adequada e nos horários determinados;
4. Ser respeitado, sem quaisquer discriminações;
5. Ser orientado em suas dificuldades;
6. Ser ouvido em suas queixas ou reclamações;
7. Ter a devolutiva de seus trabalhos e tarefas corrigidos e avaliados (as provas bimestrais e do professor ficarão de posse da Escola, guardadas na pasta do aluno e serão mostradas ao responsável na reunião de pais e mestres. A devolução desta pasta será ao final do ano letivo).

Deveres do Aluno:

1. Comparecer pontualmente às aulas, provas e outras atividades preparadas e programadas;
2. Executar as tarefas designadas pelos professores, coordenação e direção;
3. Tratar com respeito professores, funcionários e colegas;
4. Manter seu material escolar em ordem, de modo a poder utilizá-lo quando necessário;
5. Justificar sua ausência quando solicitado;
6. Apresentar-se com asseio (higiene pessoal) e devidamente uniformizado;
7. Usar de honestidade na execução de provas e outras atividades escolares;
8. Participar com interesse de todos os trabalhos, solenidades e eventos escolares;
9. Indenizar pelo prejuízo, quando causar danos materiais ao estabelecimento ou a objetos de propriedade de colegas, funcionários ou professores;
10. Permanecer no recinto escolar e dele não se ausentar antes do término da última aula ou evento da Escola, sem autorização da Direção/Coordenação;
11. Atender à convocação da Direção/Coordenação e dos professores;
12. Colaborar na conservação do prédio, mobiliário escolar e todo material de uso coletivo, bem como manter a limpeza em todas as dependências da Escola;

 

 

 

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