Comunicado aos pais/responsáveis

Posted on 16/04/2020 por

0


Comunicado aos pais/responsáveis

Após a coletiva do Sr. Rossieli Soares (Secretário da Educação do Estado de São Paulo) na data de 16 de abril, a Direção/Coordenação destaca algumas informações importantes:

  • Materiais

Seduc-SP irá entregar kit com material pedagógico e de orientação às famílias para período de aulas em casa. O material impresso será distribuído aos alunos da rede estadual a partir do dia 27 de abril (em breve, serão avisados pelos grupos de pais/responsáveis do Whatsapp do cronograma especial de entrega. Para evitar aglomerações e priorizar a prevenção ao COVID-19).

O kit contém fascículos de matemática e língua portuguesa, gibis da Turma da Mônica, livros paradidáticos, do Centro de Mídias da Educação de São Paulo (CMSP) e o um manual de orientações às famílias. As entregas dos materiais nas escolas se iniciam na semana que vem. Será divulgado pela SEDUC o calendário de entregas.

  • Calendário

As aulas na rede estadual de São Paulo contando como dias letivos recomeçam (ainda de maneira virtual) no dia 27 de abril.

De 22 a 24 de abril, professores e todos os servidores das 5,1 mil escolas estaduais estarão em planejamento, recebendo formação com orientações sobre a forma de atuação durante o período de aulas suspensas.

  • Centro de Mídias SP

O aplicativo Centro de Mídias SP foi criado para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem, com a utilização de tecnologias para a formação de professores e a transmissão de aulas para os alunos da rede estadual de ensino de São Paulo. Por meio do aplicativo, é possível assistir e participar de aulas, ao vivo, e com interação, com professores da rede estadual e outros especialistas, além de outras programações de educação, cultura e entretenimento com conteúdos desenvolvidos pela Secretaria de Educação e também cedidos por instituições parceiras, pelo celular ou pela TV. Para saber mais, acesse: https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br e https://youtu.be/Ek0E5CUCJKw.

Além do App, também existe um canal da TV aberta (2.3, da TV Educação). Nesse espaço serão encontrados conteúdos cuidadosamente elaborados por especialistas e oferecidos por meio de tecnologias digitais. As aulas poderão ser acompanhadas, ao vivo, pelo portal do CMSP, pelo aplicativo CMSP e, ainda, pelo canal digital da TV Cultura Educação.

Os conteúdos apresentados ficarão disponíveis nessa plataforma para consulta de alunos e educadores, ampliando as possibilidades de ensino e aprendizagem, fomentando a cultura digital e permitindo maior conexão entre todos os integrantes da Rede.

A Seduc vai patrocinar internet para que alunos e professores da rede tenham acesso aos conteúdos via celular (App).

Para baixar o APP e maiores informações sobre o CMSP https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/

A Direção/Coordenação escolar reitera que as informações de como acessar o App CMSP já foram compartilhadas nos grupos de pais/responsáveis do whatsapp e, também, destaca que já foram formadas as turmas para acesso ao Google Sala de Aula (classroom) da Escola toda, bem como compartilhadas as orientações de acesso. No Google Sala de Aula serão oportunizadas atividades on line, bem como a possibilidade de videoaulas produzidas pelos professores da Unidade Escolar.