Projeto “O Resgate da Pipa”

Posted on 30/10/2012 por

0


O RESGATE DA PIPA

Série envolvidas no projeto: 8º Anos A,B,C,D,E

Professora Responsável: Iraci Rodrigues Coura

Professora Colaboradora: Suely Nicoletti

Componente: matemática e educação física

Introdução:

 Este projeto vai ser desenvolvido para contextualizar os conteúdos de área das figuras planas tanto geometricamente como algebricamente, os cientistas que a utilizaram em suas teorias na física, a parte histórica, o interesse a leitura (projeto leitura e escrita), fora o resgate da própria construção e interação com sua infância.

A situação inicial diagnosticada:

Alguns alunos já sabiam construir uma pipa, outros se lembraram de algum cientista que fez seus estudos.

 utilizando-a.

Objetivo de ensino-aprendizagem:

Que ele saiba aplicar os conceitos de área das figuras planas geometricamente e algebricamente na sua pipa.

– Que eles consigam contextualizar os conteúdos geométricos e as suas utilizações por vários estudiosos

(físicos matemáticos).

O conceito:

Área das figuras planas.

– Aplicação de fórmulas matemáticas.

-Histórica da pipa

-Científica (físicos, matemáticos que a utilizaram para o desenvolvimento de instrumentos (para-raios) e

(suas teorias na física como o da eletricidade).

A metodologia:

1º) A própria construção da pipa

2º) O cálculo de suas áreas á separando por setores.

3º) A apresentação da parte histórica e suas utilizações cientificas.

4º) A montagem de um painel com os melhores trabalhos.

5º) Iremos ao poli – esportivo para empinar estas pipas (dias 17 e 21 de agosto de 2012).

Avaliação:    

O trabalho valerá (1 ponto) na média sendo dividido em duas partes;

(0,8) – cálculo das áreas de suas pipas em uma folha de sulfite na data marcada.

(0,2)- Pelo trabalho (pesquisa) e exposição de todo o material. 

Veja Mais:

Posted in: Sem categoria