Hoje pela manhã, alunos do 3º ano do ensino médio, junto com a coordenadora pedagógica do ensino fundamental, Kelly Rocha, e a professora de história, Ana Lucia, visitaram a Casa Modernista, de autoria do arquiteto de origem russa Gregori Warchavchik (1896–1972), projetada em 1927 e construída em 1928, considerada a primeira obra de arquitetura moderna implantada no Brasil. Neste período, São Paulo passava por um intenso processo de industrialização e urbanização, com a formação de uma burguesia sintonizada com os costumes da belle époque parisiense e a intensificação de imigração para fornecimento de mão-de-obra fabril, refletidas na criação de bairros inteiramente novos. Ela foi projetada para abrigar a residência do arquiteto, recém-casado com Mina Klabin, e posteriormente seus filhos também.
A família morou até meados da década de 70, quando decidiram vender a propriedade para uma construtora, que queria fazer um condomínio no lugar, porém a população local criou a “Associação Pró-Parque Modernista”, que fez com que em 1984 o conjunto fosse tombado, o que levou os proprietários entrar na justiça contra o Estado. Dez anos depois, o Estado foi obrigado a indenizar a família e apenas em 2000 foram realizados projetos de recuperação, e desde 2008, a prefeitura de São Paulo é responsável pelo uso e a manutenção do local.
Rua Santa Cruz, 325, Vila Mariana, São Paulo, SP
Fone 11 5083.3232
Aberta de terça a domingo, das 9 às 17h.
Visita orientada. Entrada franca.
Coordenação
25/05/2012
Esta visita feita pela 3ª série A do Ensino Médio ocorreu pelo Programa Cultura é Currículo (Lugares de Aprender) realizado pelo Secretaria da Educação. A Coordenação fez a inscrição da Escola neste programa mas não tem a liberdade de escolher quais lugares gostaria de visitar ou quais turmas levar. Sem dúvida nenhuma se fosse escolha da Escola, mais turmas seriam contempladas com a visita, pois a Coordenação acredita que o aprendizado também ocorre fora da sala de aula. No entanto, esta escolha já vem determinada pela Diretoria de Ensino.