Indicações de Leitura

Posted on 08/03/2012 por

0


O Príncipe, de Maquiavel

No livro O Principe, Maquiavel fala sobre como se deve governar um país, o que um príncipe deve fazer ou conquistar para se manter no poder. O livro é dividido em 26 capítulos.
Maquiavel começa descrevendo os diferentes tipos de Estado e como cada tipo afeta a forma de governo do príncipe. Também ensina como um príncipe pode conquistar um Estado e manter o domínio sobre ele. Ex: Principado hereditário por já estarem afeiçoados a família do príncipe é mais fácil de mantê-los O difícil é manter os principados novos que na verdade não são novos, e sim mistos por terem sido incorporados a um Estado hereditário.
Maquiavel apresenta os problemas e as dificuldades, que no começo parece que não tem solução, mas depois ele apresenta soluções e conselhos.
Uma técnica que no livro fala, e que hoje em dia é bem utilizada pelos governantes é que “deve ser defensor do mais fracos”.
O autor usa bastante fatos históricos que aconteceram como o de Moises, Ciro, Rômulo e Teseu, que chegaram ao poder pelo valor não pela fortuna. Se tornar príncipe pela fortuna é fácil, o difícil mesmo é se manter no poder. Na obra tem um esboço de sugestão de que o novo príncipe terá chegado ao poder, devido a uma conjugação do destino com o próprio valor e de que, para conservar o controle, ele será obrigado a agir com grande sutileza e também com astúcia e crueldade.

Texto: Isis Ayumi

 Pais brilhantes e Professores fascinantes

O  livro “Pais brilhantes e professores fascinantes” de Augusto Cury ensina a jovens, educadores,  professores, cordenadores e etc. o segredo da educação e formação de caráter desde a infância. Ensina a diferença entre ser bom e ser brilhante, ser interessante e fascinante mostrando exemplos do dia a dia e soluções tomadas por ambos (bons e brilhantes e etc). Conclui sua teoria baseada em estudos de grandes filósofos com frases feitas e experiências vividas por ele mesmo contadas. Bom resumindo é um ótimo livro.

Texto e indicação: Júlio Abreu

 

 

 

Comprem o livro ou consultem a disponibilidade em uma biblioteca pública e BOA LEITURA!!