Circuito elétrico

Posted on 09/11/2011 por

0


Os alunos da 7ª série A aprenderam a montar um circuito elétrico durante as aulas de Ciências. Eles realizaram dois experimentos; no primeiro, Aprendendo a acender uma lâmpada – o primeiro circuito, montaram um circuito simples. Para isso usaram um pedaço de fio cabinho, lâmpadas de até 3 V, pilhas, fita adesiva e tesoura. A classe foi dividida em grupos e eles tentaram fazer a lâmpada acender.

Para que a lâmpada acendesse foi necessário fechar o circuito (a corrente elétrica precisa passar por todos os elementos do circuito). Quando encostamos o fio na parte metálica da lâmpada, fechamos o circuito elétrico (que recebe esse nome justamente porque a eletricidade circula pelo sistema montado), e assim, a pilha fornece energia para a eletricidade circular e a lâmpada acender. Quando desencostamos o fio da lâmpada, impedimos essa eletricidade de circular e, assim, a lâmpada não acende.

O segundo experimento Construindo uma luminária – abrindo e fechando um circuito, mostrou como fazer um interruptor para o circuito (que ligava e desligava a lâmpada). Com o material os alunos montaram o circuito da luminária. E o objetivo era acender e depois apagar a lâmpada. Nesse sistema, quando encostamos a lâmina de alumínio na tachinha de metal, fechamos o circuito e a lâmpada acende. Para apagar a lâmpada, basta desencostar a lâmina metálica. E assim montamos um interruptor!

Se você quiser montar os circuitos em casa, as orientações estão no Caderno do Aluno de Ciências, volume 4, 7ª série.

Atividade conduzida pela Profª Barbara Rocha Arakaki