Inês – Gil Vicente Por Ele Mesmo

Posted on 29/09/2011 por

0


Este slideshow necessita de JavaScript.

Apresentada pela Cia Dos Ícones, no teatro Anhembi Morumbi, Criada e direcionada por Achileu Nogueira Neto, tendo como elenco: Alessandro Ramos, Charles Edward Murray, Francisco Carvalho, Jeferson Santos, Marcelo Hessel, Miguel Bretas, Miriam de Castilho, Roberto Cezzaretti, Sergio Portella, Tatiana Ramos, Thiago Reis e Tony Ravan, além dos músicos: Baulé, Cleyton Fernandes, Mestre Nico, Rogê e Velho Maza e do responsável pela equipe técnica, Irineu Justino; a peça teatral “Inês – Gil Vicente Por Ele Mesmo” foi assistida pelos alunos do ensino médio da nossa escola, com a companhia dos professores: Barbara Rocha, Francisco Dias, Isabela Feltrin, Jacira Guaracimar, Kelly Rocha,  Max Douglas, Sandra Gonçalves, Suely Nicoletti, no dia 29/09/2011. Uma bela obra que representa de uma forma interativa um pouco da vida de Gil Vicente!

A OBRA
Acusado de plagiar as obras do teatro espanhol de Juan Del Encina e Torres de Navarro, Gil Vicente recebeu de seus acusadores um tema e a partir deste teria que fazer uma peça:

“MAIS QUERO ASNO QUE ME LEVE QUE CAVALO QUE ME DERRUBE.”

Sendo assim, em 1523, no Convento de Tomar e na presença do Rei D. João III, criou sua obra mais divertida e considerada por muitos a mais complexa: a “Farsa de Inês Pereira”, a qual conta a história de uma jovem que vive a indecisão de casar-se com um fazendeiro rico, como quer sua família, ou com um encantador escudeiro, envolvida pela embriaguez de seus próprios sonhos.
Gil Vicente não só venceu o desafio como ainda ridicularizou seus desafiadores colocando referências a eles em cena, provando ser um mestre do teatro mundial, desafiando os séculos com sua obra.

Fonte: http://ciadosicones.com.br/