Primeira prova de inglês e espanhol do ENEM

Posted on 15/09/2010 por

0


Este ano, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) cobrará a competência em língua estrangeira moderna pela primeira vez. Os estudantes optaram no momento da inscrição entre inglês e espanhol e devem enfrentar pelo menos 10 questões de uma destas línguas na prova do segundo dia do Enem, que cobra conhecimentos em matemática e português, além da redação. Professores de cursinho pré-vestibulares acreditam que a prova não trará grandes dificuldades aos estudantes e, mesmo sendo a primeira aplicada, apostam em alguns formatos de perguntas.

“O modelo deve seguir a linha do Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos), que não cobra regras gramaticais. Devem cair questões de interpretação de texto e uso cultural da língua estrangeira”, afirma Mateus Prado, autor do “Guia Prático Novo Enem”, e presidente do Cursinho Henfil. Prado aposta em perguntas com enunciados em português e sobre situações cotidianas, simples.

Vocabulário básico, textos jornalísticos e publicitários devem compor a prova de língua estrangeira. “A prova não pode ter grandes dificuldades, porque tem caráter nacional e o ensino de língua inglesa é muito deficitário no País, fraco em geral”, avalia Alexandre Bacci, professor de inglês do Cursinho da Poli. O Enem deve buscar temas universais, que vislumbrem o Brasil inteiro, pois o perfil do estudante brasileiro é abrangente – o padrão dos jovens dos grandes centros urbanos não é o nacional. Por isso, Bacci acredita na exigência de conhecimentos “extremamente básicos” de inglês.

Quer ler mais sobre o ENEM? Clique AQUI

Fonte: http://ultimosegundo.ig.com.br/