Pauta da Reunião

Posted on 30/07/2010 por

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Pauta da Reunião de Pais e Mestres  do dia 28 de julho de 2010

Leitura do Texto : “Filhos autônomos, filhos felizes” 

“Os pais criam os filhos autônomos quando lhes ensinam aquilo que precisa ser feito, da maneira que acreditam ser correta, capacitando-os para a vida e não os abandonando à própria sorte. Não é preciso se preocupar com o momento de solta-los, pois eles mesmos caminharão com as próprias pernas para fazer tudo o que lhes foi ensinado. Quando for cobrar, verifique o que foi assimilado e complete com as orientações que ache que ficou faltando. Entretanto, tenha isso em mente: a base para desenvolver a autonomia está em ensinar a seus filhos os valores que você acredita serem corretos e estabelecer regras convenientes. E também deixar claro aquilo que espera deles. Pais capacitados a educar os filhos sabem dar responsabilidade a eles, sabem até onde podem exigir deles, e não exigem nem mais e nem menos que isso; não extrapolam e nem se omitem e tem a autoridade para impor a disciplina necessária. Se você deseja ser um bom pai ou uma boa mãe, deve – e pode – aprender a fazer tudo isso. Um casal se capacita na tarefa de ser pai e mãe por meio de muito diálogo, muito interesse, muita paciência e determinação. O resultado sempre vale a pena. Os pais têm que ter autoridade. Ela é conquistada com respeito, posicionamento, valor e determinação. As crianças reconhecem alguém com autoridade e obedecem a voz de comando. Deixar os filhos a vontade para fazer o que quiserem torna-os inseguros, sem rumo e infelizes. Senão há quem as oriente e as controle, as crianças, em geral, ficam perdidas, não sabem o que fazer. Quando isso acontece, está aberto o caminho que possivelmente levariam seus filhos a tornarem-se crianças-problema. A bíblia diz que os nossos filhos são como flechas na mão do arqueiro. Você precisa saber para onde as atira, pois, se as jogar ao acaso, sem mirar, elas irão parar em qualquer lugar, e, em geral, nunca vão para o lugar que você gostaria”.

Fortalecimento da Parceria Pais-Escola

Observando atentamente as demandas atuais percebemos que além do “Conhecimento” o perfil que a sociedade busca atualmente em seus cidadãos consiste em indivíduos competentes, críticos, reflexivos, empreendedores e principalmente que tenham a capacidade de atuar em grupo de forma positiva, sendo catalisadores das idéias. Pensando nisto a Escola Estadual Profª Anésia Loureiro Gama busca uma prática pedagógica que incentive a formação de cidadãos atuantes a curto e longo prazo. No entanto, para que isso ocorra é imprescindível a parceria dos senhores no sentido de:

  • Apoiar as decisões tomadas pela Instituição, buscando fortalecer a autoridade necessária à Escola para se estabelecer um ambiente regrado e facilitador do processo de ensino-aprendizagem (Quaisquer conflitos no âmbito escolar deverão, em primeira instância, buscar esclarecimentos com Coordenação/Direção da Escola);
  • Acompanhar as tarefas escolares (não fazê-las), em caso de dúvidas consultar a agenda escolar (Ensino Fundamental) do (a) filho (a) e/ou a Coordenação Pedagógica;
  • Incentivar a busca pelo conhecimento através de atitudes como leitura em conjunto, diálogo e elogio pelos resultados;
  • Atenção especial e valorização às datas das provas e entrega dos trabalhos e tarefas escolares;
  • Acompanhar a organização de uma agenda escolar que facilite o controle diário de tarefas. Ficar atento aos bilhetes e comunicados enviados. Comunicados coletivos também estarão no Blog (www.anesialoureirogama.wordpress.com);
  • Comparecer à escola nas reuniões bimestrais para ciência da vida escolar do (a) filho (a) e quando solicitada à presença;
  • Incentivar e elogiar o capricho na realização dos trabalhos e tarefas escolares;
  • Em caso de faltas, principalmente nas datas de provas, apresentar na Coordenação, no dia seguinte a ausência do (a) aluno (a), o atestado médico (as provas bimestrais só serão reaplicadas mediante justificativa).

Destaques

  • Segundo o ranking feito pelo portal IG, baseado nos dados do ENEM de 2009 (Exame Nacional do Ensino Médio) liberados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), das 25.484 escolas que oferecem ensino médio regular e participaram da avaliação, a nossa Escola obteve média 559,72 alcançando a colocação de número 5213º no Brasil (entre escolas particulares e públicas) e 10º no município de São Bernardo do Campo (entre as escolas públicas).
  • Parabenizar pelo envolvimento dos alunos e da comunidade no Projeto Festa Julina – A Quadrilha da Copa

Lembretes

  • Bilhetes (Ensino Fundamental): Nosso meio principal de comunicação com os senhores são os bilhetes. Assim, solicitamos que acompanhem a agenda dos seus filhos cobrando os comunicados e ocorrências enviados pela Escola. Esta também é uma forma de desenvolver a responsabilidade e organização dos educandos.
  • Celular e similares (Ensino Fundamental e Médio): Não é permitido utilizar durante as aulas materiais de qualquer natureza, estranhos às atividades escolares (telefone celular, MP3, MP4, MP5 e outros objetos similares), não sendo de responsabilidade da Escola possíveis perdas ou danos causados nos mesmos. (Decreto Nº 52.625, de 15/01/2008).
  • Freqüência e atrasos (Ensino Fundamental e Médio): A pontualidade gera qualidade. A família precisa organizar seus horários e rotina diária para que os alunos estejam na Escola no horário determinado para o início das aulas.
  • Saídas antecipadas (Ensino Fundamental e Médio): Apenas com presença dos pais ou responsáveis pelo aluno.
  • Formatura (8ª série/9º ano do Ensino Fundamental e 3ª serie do Ensino Médio): As adesões para o Baile e Colação de Grau poderão ser feitas SOMENTE até dia 13 de agosto de 2010. Quaisquer dúvidas procurar a Coordenação que as encaminhará até a Comissão de Formatura e empresa responsável.

Perfil da Sala: em linhas gerais como está o desempenho da turma, mostrando os pontos dificultadores e facilitadores do processo de ensino-aprendizagem na sala.

Entrega das avaliações realizadas pelos alunos.

Importante: as avaliações da 8ª série/9º ano e do Ensino Médio deverão ser recolhidas após apreciação dos Pais/Responsáveis.

Entrega da Deliberação 11 (Ficha Individual de Acompanhamento).

O responsável deve dar ciência (assinar) no campo referente ao 2º bimestre e depois devolver ao Professor.

Pesquisa “Discutindo Melhorias na Escola”.

Registro das sugestões e dúvidas dos presentes.

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