13/07 DIA MUNDIAL DO ROCK

Posted on 13/07/2010 por

0


O rock n’ roll que extraía suas raízes dos estilos rhythm and blues, country e rockabilly gerou o rock como conhecemos hoje. O Rock surgiu na década de 50 através da mistura de gêneros musicais como Blues, Country e Jazz. Assim, surgiu o Classic Rock, uma mistura de vários outros tipos de músicas sejam elas Rock n’ roll ou não. Nesse período do Classic Rock surgiu Elvis Presley, considerado por muitos como o “o rei do rock”.
Mas rock não é somente música. O rock and roll foi uma das maiores, se não a maior, revolução cultural de todo o século XX. O rock trouxe novas preocupações ao mundo da música (como o estilo ou a performance) e elevou as letras a um patamar ainda não explorado. E é em cima desses três elementos que podemos explicar o rock.
A principal novidade em termos musicais no rock and roll foi a utilização de um instrumento que havia nascido pouco antes do que o próprio ritmo, a guitarra elétrica. As primeiras foram criadas na década de 30 do século XX, sendo a primeira gravação de um solo de guitarra realizada no ano de 1938, por Eddie Durham, violonista e trombonista de jazz. Porém foi somente duas décadas mais tarde, com o
rock clássico, e seu descendente direto, o rock and roll, que o instrumento foi utilizado em sua plenitude de recursos. O rock foi feito para o som estridente da guitarra elétrica, assim como a guitarra parece ter sido feita para tocar o enérgico rock and roll. Além disso, o rock é uma música híbrida, com heranças culturais tanto brancas (o Country and Western e o Bluegrass) quanto negras (o Jazz, Blues, Rhythm and Blues, Gospel e outros).
A canção Rocket88 é apontada por alguns historiadores como a primeira canção de rock and roll gravada.