“Um pequeno passo para o homem, um gigantesco salto para a humanidade”.

Posted on 20/07/2009 por

0


A frase célebre, dita pelo astronauta americano Neil Armstrong, em 20 de julho de 1969, ao se tornar o primeiro homem a pisar com o pé esquerdo na Lua, foi acompanhada via satélite por milhões de pessoas ao redor do mundo.
 Aos 38 anos, Armstrong comandou a nave Apolo XI, ao lado de Edwin ‘Buzz’ Aldrin  e Michael Collins, que aterrissou na Lua, após levantar vôo quatro dias antes, em 16 de julho.
 Armstrong e Aldrin foram os primeiros a caminhar em solo lunar e por quase duas horas e meia, coletaram amostras do poroso solo, fizeram experimentos e fotografaram, enquanto Collins permaneceu em órbita lunar.
 Os astronautas da Apollo 11 fincaram a bandeira dos EUA e colocaram uma placa na Lua, onde se lê: “Aqui os homens do planeta Terra pisaram pela primeira vez na Lua. Julho de 1969. Viemos em paz, em nome de toda a humanidade”.
Em plena Guerra Fria, o programa Apollo foi usado para provar o domínio americano na corrida espacial. Colocar uma bandeira dos Estados Unidos na superfície da Lua, em 1969, marcou pontos muitos importantes em relação à União Soviética.
Mesmo após 4 décadas deste feito muita gente ainda acredita ser uma grande farsa a chegada do homem à Lua. Seguem abaixo dois vídeos para que você mesmo possa tirar suas conclusões:
1. imagens originais restauradas pela NASA da chegada do homem à Lua
 
2. matéria exibida pelo Fantástico
Fontes:
Posted in: Curiosidade, Evento