Ônibus a hidrogênio

Posted on 09/07/2009 por

0


Quem é um pouquinho observador deve ter reparado circulando nos corredores de ônibus da região um veículo “diferente”. Para quem não sabe do que estamos falando a foto está aqui embaixo…

ônibus a Hidrogênio

ônibus a Hidrogênio

Mas afinal o quê é esse ônibus a HIDROGÊNIO?

Ônibus totalmente limpo, silencioso, que utiliza como combustível o hidrogênio – o elemento químico mais abundante do planeta – e libera apenas vapor de água.

O projeto do Ônibus Brasileiro a Hidrogênio é inédito pelo fato de ter integrado o avançado sistema em plataforma produzida localmente, ao invés de importar os ônibus de célula a combustível já existentes.

O uso de um sistema de propulsão híbrido com dois sistemas automotivos de célula a combustível combinado com baterias é outra característica pioneira, proporcionando ao veículo menos peso, o que garante mais eficiência no consumo e no rendimento, a um custo menor.

O ônibus brasileiro também conta com um dispositivo de regeneração do sistema de frenagem (aproveitamento do calor), o mesmo empregado neste ano nos carros da Fórmula 1, no qual a energia é armazenada nas baterias e usada na necessidade de maior potência na movimentação do veículo (em subidas, por exemplo).

Além do uso diferenciado de alguns sistemas, a arquitetura e a concepção inovadoras do Ônibus Brasileiro a Hidrogênio levam a um custo final do veículo significativamente inferior aos existentes no mundo.