Novo vestibular mais raciocínio menos decoreba.

Posted on 25/04/2009 por

0


Ah… o vestibular!!!! Momento de muito estudo, preparo e nervosismo de mais de 5 milhões de jovens brasileiros que tentarão ingressar na faculdade.

Além da normal pressão há também uma nova dúvida,: “o que é o tão falado novo vestibular?”

É uma proposta do Ministério da Educação para a unificação do vestibular em substituição aos atuais exames e  prevê mudanças na aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) já em outubro deste ano.

Segundo a proposta, as faculdade poderão usar o novo ENEM como parte de seu processo seletivo ou aderir ao sistema de seleção unificada, ou seja, fase unica.

O objetivo desse novo exame é priorizar mais o raciocínio do que a velha decoreba de toda matéria dada no ensino médio. Essa troca de vestibular ampliara as chances do aluno, pois sendo ele do Piauí ou Amazonas, poderá concorer em universidades de outros estados.

As provas serão feitas em 4 grupos de testes e será realizada em dois dias, as provas serão distribuídas da seguinte forma:

Linguagens (incluindo redação)

Ciências Humanas

Ciências da Natureza

Matemática.

Melhor para nos estudantes, agora é só esperar para saber quais faculdades irão aderir ao metódo, e estudar.

Esse é um breve resumo só para interação sobre o assunto, para se aprofundar mais procure ler jornais e revistas.

Aqui vai uma dica: a revista Veja de abril traz uma matéria completa sobre o assunto. Ela está disponível na bancas e também nas bibliotecas públicas.

Dedicação e pensamento positivo galera.