Coelhinho da Páscoa, o que trazes para mim?

Posted on 10/04/2009 por

0


A Páscoa é a maior e mais antiga festa dos cristãos e comemora a Ressurreição de Jesus Cristo (naquela época seus discípulos relataram seu Ressurgimento). Esse acontecimento deixou todos cheios de felicidade, por isso há mais de 2000 anos é comemorada a Páscoa como a festa da Ressurreição.
A origem da palavra Páscoa vem do hebraico Pessach ou festa do Passah, que é a festa judaica mais antiga. Nesta data as famílias judias se lembram e comemoram a libertação do povo de Israel escravizado no Egito por volta de 3000 anos atrás.
Para muitos povos do hemisfério Norte a Páscoa significa também a festa da nova Vida, porque a primavera começa nessa época do ano neste lado do hemisfério.

Coelhinho da Páscoa, o que trazes para mim?

Coelhinho da Páscoa

Coelhinho da Páscoa

Por que é o coelhinho da Páscoa que traz os ovos ao invés da galinha?
Não se pode explicar isso exatamente. O que se sabe é que o coelho já era um símbolo da fertilidade para os gregos e romanos na Antiguidade.
Outra explicação: o coelho (mais bem a coelha) traz seus filhotes ao mundo na primavera e se multiplica muito rápído.
O ovo sempre teve um significado especial para a primavera (como dito acima, que acontece nessa época no hemisfério Norte) e para o surgimento da vida. Na Pérsia e na China antiga as pessoas se presenteavam com ovos pintados na festa da Primavera. Para os judeus o ovo é um símbolo da natureza e da vida eterna nos pratos do Pessach. No Século V a igreja católica reconheceu o ovo como símbolo da Ressurreição de Cristo. Em alguns países da Europa tem se o costume de pintar ovos de páscoa.
Esse costume, que é bem popular entre as crianças, é responsável pela popularização do ovo como presente de Páscoa nessa data comemorativa.

Créditos: http://www.iromababy.com.br/pascoa_ovo_coelhinho.html